segunda-feira, 30 de junho de 2008

Reflexão Final

O processo de investigação educacional e a condução da sua prática não revelam uma conduta fácil e alcançável sem uma formação adequada e devidamente enquadrada científicamente.
Tendo em conta o processo de construção da aprendizagem fomentado pela unidade curricular de Investigação Educacional, permito-me referir a complexidade e exigência desta temática.
Na realidade, um semestre afigura-se como insuficiente para o domínio de um processo de construção e aplicação investigativa.
No fundo, é a condução da prática e a sua reflexão que permitirão limar arestas, aprofundar questões levemente abordadas e afinar técnicas de exploração.
Pese embora todo o conhecimento e competências adquiridas, fica a clara sensação da necessidade de partir para o caminho, caminhando...
Reflectindo sobre toda a actividade desenvolvida, ressalta a dificuldade sentida em circunstâncias variadas de condicionamento técnico e em períodos de intensa actividade académica.
Face ao grau de envolvência e exigência que presidiu ao trabalho nesta unidade, não se tornou fácil a conjugação com o trabalho desenvolvido nas restantes unidades curriculares.
Para além da exigência, viria a condicionar o trabalho a novidade suscitada pela construção do processo reflexivo que representa este webfólio. Embora se dominasse algumas ferramentas informáticas, faltava esta experiência. E que experiência...
A novidade, a ânsia e a exaltação sentidas na perspectiva de apresentar este trabalho conduziram à abertura de outros blogues, associados quer à prática profissional, quer enquadrados num âmbito pessoal mais intimista.
Como o domínio nesta área das TIC (nesta ferramenta específica) era nulo, a confusão gerou-se e o que devia pertencer a um blogue com carácter curricular, acabou por se situar no blogue pessoal. Daí resultou a colocação tão tardia de alguns textos e reflexões já preparados há algum tempo e que por manifesta falta de conhecimento e domínio, não tinham sido colocados no blogue correcto.
Neste momento, como é óbvio, o domínio desta ferramenta já está mais afinado, revelando que o fim do percurso é sempre um início a empreender...

Reflexão sobre o Tema 5

A Ética na Investigação

É indissociável a compreensão de um processo investigacional, nomeadamente, em Educação sem a assumpção de princípios éticos por parte de um condutor da investigação sobre os sujeitos da mesma.
Assumindo que o investigador educacional será, geralmente, um docente, um agente educativo com formação específica, não será de estranhar a existência de elos de ligação entre a ética investigativa e a ética deontológica que orienta um docente. Nessa perspectiva, muitos são os pontos de contacto existentes entre uma e outra.
Norteia a ética em investigação o mais singular dos princípios de salvaguarda pela condição humana - o respeito pelo outro, neste caso pelos sujeitos da investigação.
Partindo na generalidade desse princípio, deverá conduzir-se a questão ética para a particularização de alguns direitos mais específicos como o anonimato, a confidencialidade e a privacidade dos investigados. Isto, claro está, tendo em conta a sempre omnipresente responsabilidade do investigador perante os investigados durante a sua actuação.

Ética em Investigação


Como desenhar e avaliar a Investigação em Educação

Resumo do Capítulo IV*, sobre "Ethics and Research"

.Examples of unethical practices:
- Requiring participation from powerless (students)
- Using minors without parental permission
- Deleting data that don’t agree w/ hypothesis
- Invading privacy of subjects
- Physically or psychologically harming subjects

. APA statement of ethical principles in research:
- Each student must sign one and have it signed by workplace supervisor


. Protecting participants from harm requires informed consent
- Subjects must know the purpose of the study, possible benefits/harm; participation is voluntary and they can w/draw without penalty any time
. Researchers should ask: Could subjects be harmed? Is there another way to get the info? Is the info valuable enough to justify study?

. Researchers must ensure confidentiality of data (limit access; no names if possible; tell subjects confidential or anonymous)

. Deceiving subjects is sometimes necessary (Milgram study), ask if results justify ethical lapse
- When deception used subjects they should be okay with it after (and they can refuse use of their data)


. Research with children
- Parental consent required (signed permission from parents
- APA Ethics in Research Form addresses this also

. Regulation of Research (National Research Act of 1974)
- If federal funding received must have an IRB to check: risks to subjects, informed consent guidelines met, debriefing plans for subjects
- HHS made changes in 1981 so that educational research is exempt under certain conditions

* Retirado de “How to Design and Evaluate Research in Education”, de Jack R. Fraenkel and Norman E. Wallen, in
http://www.tusculum.edu/faculty/home/mnarkawicz/html/534notes.doc

Questões éticas básicas e direitos dos sujeitos da investigação

Segundo José Farinha existem dois aspectos básicos, duas condições, a ter em conta na investigação sobre os sujeitos humanos, uma vez que esta acaba sempre por afectar de alguma forma as suas vidas, introduzindo, eventualmente alguma perturbação. Refere-se então ao facto da necessidade de existência de uma relação favorável entre a perturbação causada e os benefícios obtidos com a investigação, bem como uma redução, minimal, ao nível das perturbações sobre e na vida dos sujeitos.
De entre os direitos dos sujeitos da investigação define: o direito à privacidade e à não participação através da salvaguarda da sua privacidade (promoção do consentimento; não utilização de questões desnecessárias e que entrem no foro íntimo/pessoal e que ponham em causa as suas convicções ou estatuto social; evitar gravação de respostas individuais); o direito ao anonimato (não identificação dos nomes dos sujeitos e apresentação de dados em termos de valores atribuídos ao grupo) – como tal, a identidade individual não pode ser factor relevante na pesquisa; o direito à confidencialidade que implica questões da acessibilidade aos dados, nomeadamente, através do registo dos dados utilizando uma codificação própria, da destruição dos protocolos de recolha de dados originais após o final da investigação e da primazia da recolha directa (no caso de testes ou questionários) em vez da utilização de professores ou directores; o direito à presunção de responsabilidade por parte do experimentador. Aqui, deve existir sensibilidade por parte do investigador em relação às questões relacionadas com a dignidade humana e responsabilidade na sua actuação, explicando aos sujeitos os objectivos do estudo e providenciando-lhes o acesso ao relatório da investigação, depois de realizado.


Baseado no artigo de José Farinha, Professor Ajunto na Universidade do Algarve, disponível em http://w3.ualg.pt/~jfarinha/activ_docente/seminario/matpedag/Acet_4.pdf

Tema 5 - Bibliografia

Obra The Ethics of Educational Research Por Robert G. Burgess, disponibilizada online em http://books.google.com/books?hl=pt-PT&lr=&id=_Tad10CcrOAC&oi=fnd&pg=PR7&dq=ethic+on+educational+investigation&ots=uQ1CzERoKy&sig=87qOfqNxMUFrIVzCx4V002exf54#PPR7,M1

Artigo "Ethical issues and dilemmas in research at teachers' colleges", disponível em http://findarticles.com/p/articles/mi_qa3673/is_200210/ai_n9137188/pg_1?tag=artBody;col1

Artigo com Bibliografia anotada (com excelentes sumários) sobre - Ethics in Educational Research
http://www.aare.edu.au/ethics/aareethc.htm

Mais alguns extractos (e-book) do livro de Robert G. Burgess - "Educational Research & Evaluation for Policy and Practice?", disponível em http://books.google.com/books?hl=pt-PT&lr=&id=Pqk7Lv16vjMC&oi=fnd&pg=PA1&dq=ethic+on+educational+investigation+autor:r-burgess&ots=hzzgUlnUlj&sig=yNVoa4lonLcKIN-5HkFYc5ojXNM#PPP1,M1

e-book "Fundamentals of Educational Research" de Gary Anderson with Nancy Arsenault (pp.16 a 19)
http://books.google.com/books?hl=pt-PT&lr=&id=Vz56pjD1PCwC&oi=fnd&pg=PR9&dq=ethic+on+educational+investigation&ots=5iuOQ35Jmz&sig=mSSMTPcuC0IhhNyDRCGdfhXoh-4#PPA16,M1


Paper de Sonia Kramer, sobre a Autoria e Autorização: questões éticas na pesquisa com crianças, disponível em http://www.scielo.br/pdf/cp/n116/14398.pdf ou http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742002000200003&script=sci_arttext&tlng=en

Tema 5 - Questões Éticas na Investigação Educacional

Lançamento do Tema

Neste último tema da unidade curricular de Investigação Educacional que decorreu entre os dias 18 e 23 de Junho propunha-se uma abordagem mais desprendida e pessoal sobre o tema das questões éticas na Investigação Educacional, sobre a qual se operaria a discussão em fórum, de forma completamente mediada e moderada pelos discentes do curso de mestrado.
Para além do site “Ethical Standards” disponibilizado nos recursos, promovia-se a pesquisa livre e complementar de outros textos considerados relevantes.

Reflexão sobre o Tema 4 - Análise e tratamento de dados


O Tema 4 da unidade curricular de Investigação Educacional, reportava-se às técnicas de análise de dados, qualitativas e quantitativas.
Depois de, numa primeira fase se ter realizado o estudo individual sobre as diversas técnicas qualitativas e quantitativas de análise de dados, realizou-se a análise individual e resolução de problemas, visando a exploração de duas dissertações, já referidas em posts anteriores, no que se referia às técnicas quantitativas e qualitativas de análise de dados. Esta actividade decorreu de forma célere e bastante facilitada, na medida, em que se fez um refresh das metodologias e técnicas quantitativas e qualitativas abordadas no primeiro tema desta unidade curricular.
Nas fases seguintes realizou-se o trabalho autónomo que compreendia a análise de duas dissertações facultadas pelas docentes no espaço da unidade curricular. Da primeira dissertação lida foram analisados os dados recolhidos através do questionário utilizado (análise quantitativa). Na segunda dissertação importava reflectir sobre a análise de conteúdo obtida através de uma entrevista e sobre a possibilidade de utilização de outras metodologias de análise qualitativa.
Refira-se que a segunda fase, tendo em conta, a análise estatística e a possibilidade de utilização de testes paramétricos ou não paramétricos, encerrava algum grau de dificuldade. Essa dificuldade, refira-se foi ultrapassada através da disponibilização de novas orientações e recursos pelas docentes e pela consulta de outro material bibliográfico (que referimos em post anterior neste blog).
Por último, na quarta fase, previa-se a discussão, em fórum geral, relativamente às técnicas quantitativas e qualitativas de análise de dados, atendendo às diferenças entre as duas técnicas e aos factores de fiabilidade e validade inerentes a cada uma delas. Face à grande dificuldade de tempo para a participação no fórum, não foi possível a participação pessoal desejada, perspectivando uma maior compreensão e à vontade pela temática.

Bem Vindo(a)

Este espaço, aberto a todos os colegas e Professores do Mestrado em Supervisão Pedagógica 2007/2009, da Universidade Aberta, pretende consignar temas e reflexões sobre vivências, experiências e novas aprendizagens, no âmbito da unidade curricular de Investigação Educacional.