segunda-feira, 30 de junho de 2008

Questões éticas básicas e direitos dos sujeitos da investigação

Segundo José Farinha existem dois aspectos básicos, duas condições, a ter em conta na investigação sobre os sujeitos humanos, uma vez que esta acaba sempre por afectar de alguma forma as suas vidas, introduzindo, eventualmente alguma perturbação. Refere-se então ao facto da necessidade de existência de uma relação favorável entre a perturbação causada e os benefícios obtidos com a investigação, bem como uma redução, minimal, ao nível das perturbações sobre e na vida dos sujeitos.
De entre os direitos dos sujeitos da investigação define: o direito à privacidade e à não participação através da salvaguarda da sua privacidade (promoção do consentimento; não utilização de questões desnecessárias e que entrem no foro íntimo/pessoal e que ponham em causa as suas convicções ou estatuto social; evitar gravação de respostas individuais); o direito ao anonimato (não identificação dos nomes dos sujeitos e apresentação de dados em termos de valores atribuídos ao grupo) – como tal, a identidade individual não pode ser factor relevante na pesquisa; o direito à confidencialidade que implica questões da acessibilidade aos dados, nomeadamente, através do registo dos dados utilizando uma codificação própria, da destruição dos protocolos de recolha de dados originais após o final da investigação e da primazia da recolha directa (no caso de testes ou questionários) em vez da utilização de professores ou directores; o direito à presunção de responsabilidade por parte do experimentador. Aqui, deve existir sensibilidade por parte do investigador em relação às questões relacionadas com a dignidade humana e responsabilidade na sua actuação, explicando aos sujeitos os objectivos do estudo e providenciando-lhes o acesso ao relatório da investigação, depois de realizado.


Baseado no artigo de José Farinha, Professor Ajunto na Universidade do Algarve, disponível em http://w3.ualg.pt/~jfarinha/activ_docente/seminario/matpedag/Acet_4.pdf

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Este espaço, aberto a todos os colegas e Professores do Mestrado em Supervisão Pedagógica 2007/2009, da Universidade Aberta, pretende consignar temas e reflexões sobre vivências, experiências e novas aprendizagens, no âmbito da unidade curricular de Investigação Educacional.