segunda-feira, 30 de junho de 2008

Reflexão sobre o Tema 4 - Análise e tratamento de dados


O Tema 4 da unidade curricular de Investigação Educacional, reportava-se às técnicas de análise de dados, qualitativas e quantitativas.
Depois de, numa primeira fase se ter realizado o estudo individual sobre as diversas técnicas qualitativas e quantitativas de análise de dados, realizou-se a análise individual e resolução de problemas, visando a exploração de duas dissertações, já referidas em posts anteriores, no que se referia às técnicas quantitativas e qualitativas de análise de dados. Esta actividade decorreu de forma célere e bastante facilitada, na medida, em que se fez um refresh das metodologias e técnicas quantitativas e qualitativas abordadas no primeiro tema desta unidade curricular.
Nas fases seguintes realizou-se o trabalho autónomo que compreendia a análise de duas dissertações facultadas pelas docentes no espaço da unidade curricular. Da primeira dissertação lida foram analisados os dados recolhidos através do questionário utilizado (análise quantitativa). Na segunda dissertação importava reflectir sobre a análise de conteúdo obtida através de uma entrevista e sobre a possibilidade de utilização de outras metodologias de análise qualitativa.
Refira-se que a segunda fase, tendo em conta, a análise estatística e a possibilidade de utilização de testes paramétricos ou não paramétricos, encerrava algum grau de dificuldade. Essa dificuldade, refira-se foi ultrapassada através da disponibilização de novas orientações e recursos pelas docentes e pela consulta de outro material bibliográfico (que referimos em post anterior neste blog).
Por último, na quarta fase, previa-se a discussão, em fórum geral, relativamente às técnicas quantitativas e qualitativas de análise de dados, atendendo às diferenças entre as duas técnicas e aos factores de fiabilidade e validade inerentes a cada uma delas. Face à grande dificuldade de tempo para a participação no fórum, não foi possível a participação pessoal desejada, perspectivando uma maior compreensão e à vontade pela temática.

Sem comentários:

Bem Vindo(a)

Este espaço, aberto a todos os colegas e Professores do Mestrado em Supervisão Pedagógica 2007/2009, da Universidade Aberta, pretende consignar temas e reflexões sobre vivências, experiências e novas aprendizagens, no âmbito da unidade curricular de Investigação Educacional.