segunda-feira, 30 de junho de 2008

Reflexão sobre o Tema 5

A Ética na Investigação

É indissociável a compreensão de um processo investigacional, nomeadamente, em Educação sem a assumpção de princípios éticos por parte de um condutor da investigação sobre os sujeitos da mesma.
Assumindo que o investigador educacional será, geralmente, um docente, um agente educativo com formação específica, não será de estranhar a existência de elos de ligação entre a ética investigativa e a ética deontológica que orienta um docente. Nessa perspectiva, muitos são os pontos de contacto existentes entre uma e outra.
Norteia a ética em investigação o mais singular dos princípios de salvaguarda pela condição humana - o respeito pelo outro, neste caso pelos sujeitos da investigação.
Partindo na generalidade desse princípio, deverá conduzir-se a questão ética para a particularização de alguns direitos mais específicos como o anonimato, a confidencialidade e a privacidade dos investigados. Isto, claro está, tendo em conta a sempre omnipresente responsabilidade do investigador perante os investigados durante a sua actuação.

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Bem Vindo(a)

Este espaço, aberto a todos os colegas e Professores do Mestrado em Supervisão Pedagógica 2007/2009, da Universidade Aberta, pretende consignar temas e reflexões sobre vivências, experiências e novas aprendizagens, no âmbito da unidade curricular de Investigação Educacional.