segunda-feira, 30 de junho de 2008

Reflexão Final

O processo de investigação educacional e a condução da sua prática não revelam uma conduta fácil e alcançável sem uma formação adequada e devidamente enquadrada científicamente.
Tendo em conta o processo de construção da aprendizagem fomentado pela unidade curricular de Investigação Educacional, permito-me referir a complexidade e exigência desta temática.
Na realidade, um semestre afigura-se como insuficiente para o domínio de um processo de construção e aplicação investigativa.
No fundo, é a condução da prática e a sua reflexão que permitirão limar arestas, aprofundar questões levemente abordadas e afinar técnicas de exploração.
Pese embora todo o conhecimento e competências adquiridas, fica a clara sensação da necessidade de partir para o caminho, caminhando...
Reflectindo sobre toda a actividade desenvolvida, ressalta a dificuldade sentida em circunstâncias variadas de condicionamento técnico e em períodos de intensa actividade académica.
Face ao grau de envolvência e exigência que presidiu ao trabalho nesta unidade, não se tornou fácil a conjugação com o trabalho desenvolvido nas restantes unidades curriculares.
Para além da exigência, viria a condicionar o trabalho a novidade suscitada pela construção do processo reflexivo que representa este webfólio. Embora se dominasse algumas ferramentas informáticas, faltava esta experiência. E que experiência...
A novidade, a ânsia e a exaltação sentidas na perspectiva de apresentar este trabalho conduziram à abertura de outros blogues, associados quer à prática profissional, quer enquadrados num âmbito pessoal mais intimista.
Como o domínio nesta área das TIC (nesta ferramenta específica) era nulo, a confusão gerou-se e o que devia pertencer a um blogue com carácter curricular, acabou por se situar no blogue pessoal. Daí resultou a colocação tão tardia de alguns textos e reflexões já preparados há algum tempo e que por manifesta falta de conhecimento e domínio, não tinham sido colocados no blogue correcto.
Neste momento, como é óbvio, o domínio desta ferramenta já está mais afinado, revelando que o fim do percurso é sempre um início a empreender...

Sem comentários:

Bem Vindo(a)

Este espaço, aberto a todos os colegas e Professores do Mestrado em Supervisão Pedagógica 2007/2009, da Universidade Aberta, pretende consignar temas e reflexões sobre vivências, experiências e novas aprendizagens, no âmbito da unidade curricular de Investigação Educacional.