domingo, 29 de junho de 2008

Tema 4 - Análise e tratamento de dados

Lançamento do Tema 4

Análise de Dados em Investigação Educacional

Este tema consistia no estudo e identificação de técnicas quantitativas e qualitativas de análise de dados e desenvolveu-se por quatro fases interdependentes: a primeira decorreu de 20 a 26 de Maio, a segunda de 27 de Maio a 02 de Junho, a terceira de 03 a 09 de Junho e, finalmente, a quarta entre os dias 10 e 16 de Junho.
Na primeira fase privilegiava-se o estudo individual sobre as diversas técnicas de análise de dados (de 20 a 26 de Maio), importando, através da exploração da bibliografia, inventariar as técnicas quantitativas de análise de dados, identificar os procedimentos mais comuns adoptados na análise qualitativa de dados e reflectir sobre a relação entre os objectivos de uma investigação, as técnicas de recolha de dados aplicadas e as técnicas de análise adequadas.
Na segunda fase, pedia-se a análise individual e resolução de um problema, visando a exploração da dissertação – “Setúbal, as TIC e o ensino de Inglês: atitudes dos professores” já explorada anteriormente, no que se refere às técnicas quantitativas de análise de dados (de 3 a 9 de Junho). O problema perspectivava que após a leitura da dissertação se analisassem os dados publicados e os itens do questionário aplicado. Assim, supondo que depois de recolhidas as respostas ao questionário, tal como é descrito na dissertação, se resolvia explorar os dados para além de uma análise descritiva em que eram consideradas as seguintes situações:
1) Pretendia saber se havia alguma relação entre as finalidades da utilização do computador (concretamente perguntas 16 a 21) e a frequência diária ou quase diária de utilização do computador (pergunta 28).
Qual o teste estatístico que faria?
2) 99 Professores indicaram que nunca utilizaram computador com os alunos (pag. 99). Poder-se-á dizer que os professores que nunca utilizaram o computador tendem a ser os que indicam que se sentem constrangidos a usar as TIC frente aos alunos (pergunta 101), ou os que indicam que o uso das TIC na sala de aula exige novas competências por parte dos professores (pergunta 105), ou os que indicam que os conteúdos da Internet não se adequam à disciplina (pergunta 107) ou ainda os que indicam que as TIC não melhoram a aprendizagem de Inglês (pergunta 112)?
Que testes estatísticos faria para verificar as hipóteses colocadas?
Que nível de significância pensaria adequado para estes testes?
3) Analise os dados encontrados e que estão expostos na dissertação. Gostaria ainda de colocar outras hipóteses de relações entre esses dados? Explicite uma dessas relações e indique qual o teste estatístico que consideraria adequado para verificar essa relação.
A tarefa daqui resultante, seria colocada em fórum através de um ficheiro com os resultados da abordagem a este problema.
A terceira fase previa novamente o estudo individual sobre as técnicas de análise qualitativa de dados e a apreciação da dissertação – “Proc. de Liderança e Desenv. Curric. 1º Ciclo do Ensino Básico: Estudo de Caso”, também já explorada, no que se refere às referidas técnicas. Com base nessa dissertação era proposto realizar uma reflexão em torno das seguintes questões:
1) Se desenvolvesse uma investigação centrada no objecto de estudo desta dissertação, escolheria a entrevista como método de recolha de informação?
2) Os procedimentos adoptados para a análise das entrevistas adequam-se aos objectivos da investigação?
3) Quais são as principais etapas de análise de conteúdo seguidas pela autora?
4) A análise de conteúdo revela-se um método adequado para o tratamento da informação recolhida?
5) De acordo com as leituras que realizou, poderiam ter sido seguidas outras metodologias de análise das entrevistas?
6) Compare a sistematização da análise de conteúdo realizada pela autora com os outputs parciais publicados no espaço de documentos sobre análise qualitativa (“Análise Qualitativa.Tratamento” e Análise Qualitativa.Quadros). Que comentários lhe sugerem as diferenças que identifica?
Por último, na quarta fase, previa-se a discussão, em fórum geral, sobre as técnicas quantitativas e qualitativas de análise de dados.

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Bem Vindo(a)

Este espaço, aberto a todos os colegas e Professores do Mestrado em Supervisão Pedagógica 2007/2009, da Universidade Aberta, pretende consignar temas e reflexões sobre vivências, experiências e novas aprendizagens, no âmbito da unidade curricular de Investigação Educacional.