domingo, 29 de junho de 2008

Reflexão sobre o Tema 3 - A Investigação-Acção

O Tema 3, relativo à Investigação-Acção foi explorado entre os dias 13 e 19 de Maio. Após o desenvolvimento do estudo individual foi promovido, em fórum criado para o efeito, debate sobre a temática. Sobre esta temática importava reflectir sobre a relação entre o método de investigação-acção e a posição pessoal do investigador, reflectir sobre as vantagens e desvantagens deste método, bem como sobre os passos determinantes do mesmo.
Como propostas de leitura, foi aconselhada a leitura do artigo de Richard Donato, “Action Research”, disponibilizado no espaço da unidade curricular. De forma a complementar o estudo realizado pressupunha-se a análise da dissertação “Projecto SER MAIS - Educação Para a Sexualidade Online”, de Arménio Martins Fernandes, disponível também no espaço da unidade curricular, para a exploração de algumas questões que visavam o aprofundamento do método.
Face à grande variedade de artigos disponíveis para consulta na net, pode perceber-se a importância que, recentemente, este método de pesquisa foi conquistando no seio dos processos de Investigação Educacional.
Relativamente à discussão em fórum criado para troca de impressões sobre o tema dá-se conta do grande interesse manifestado pela turma, tendo sido possível a troca de ideias e pontos de vista com bastante interesse para a complementação do estudo realizado.
Com carácter negativo para a abordagem a este tema, refere-se apenas o factor tempo que não permitiu ir ainda mais longe na consolidação e exploração da aplicação do método de investigação, nomeadamente, através da sua transposição para situações de ensino/aprendizagem. Isto, a propósito, da abordagem por mim realizada, relativamente à metodologia de ensino/aprendizagem “Ensinar e Investigar”, que nos remete estruturalmente, a meu ver, para a metodologia da Investigação-Acção.

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Este espaço, aberto a todos os colegas e Professores do Mestrado em Supervisão Pedagógica 2007/2009, da Universidade Aberta, pretende consignar temas e reflexões sobre vivências, experiências e novas aprendizagens, no âmbito da unidade curricular de Investigação Educacional.