sexta-feira, 27 de junho de 2008

Tema 2 - Reflexão sobre a recolha de dados - Questionário

O segundo tema, referente à utilização do Questionário no processo de Investigação, decorreu durante a semana de 14 a 20 de Abril de 2008.
O trabalho, a desenvolver em equipa (já constituída) tinha como objectivos: reflectir sobre a relação entre a utilização de um questionário e os objectivos de uma investigação; analisar as vantagens e desvantagens da utilização do questionário como técnica de recolha de dados e reflectir sobre os passos determinantes e sobre os cuidados a ter em conta na construção de um questionário com qualidade.
Pretendia-se que ao longo desta semana todos os alunos explorassem a bibliografia sobre a utilização do questionário em investigação e os cuidados a ter na construção de um questionário: analisassem a dissertação Setúbal, as TIC e o ensino de Inglês: atitudes dos professores, de Conceição Brito, no que respeita à utilização do questionário por esta investigadora, tentando responder a algumas questões enunciadas pelas docentes; elaborassem um esquema gráfico exemplificativo do planeamento de um questionário que pudesse ser usado como uma ferramenta heurística auxiliar de um investigador (tarefa de cada grupo) e, finalmente, disponibilizassem o esquema construído por cada grupo no fórum Recolha de dados I.
Orientando-nos pela bibliografia fornecida e por mais alguns recursos pesquisados individualmente, realizou-se com alguma dificuldade na gestão do tempo, um planeamento possível para a realização de um Questionário a utilizar num processo de Investigação Educacional (que apresentámos num post anterior). Na verdade, pese a tarefa desenvolvida pelo grupo ter constituído um referencial da aprendizagem de conteúdos e da análise da dissertação facultada, não se realizou, penso que por alguma incompreensão relativa ao objectivo da tarefa, o referido esquema gráfico pedido.
Tal facto, tendo em conta o não cumprimento na íntegra da tarefa estabelecida, não revela falta de empenho ou participação dos elementos do grupo. Pelo contrário, notou-se nesta actividade muito mais envolvimento de todos os elementos na discussão, em fóruns criados para o desenvolvimento da temática, bem como na realização do Guia ou Planeamento do Questionário. Daí decorre uma avaliação positiva quer a nível individual, quer do grupo.

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Bem Vindo(a)

Este espaço, aberto a todos os colegas e Professores do Mestrado em Supervisão Pedagógica 2007/2009, da Universidade Aberta, pretende consignar temas e reflexões sobre vivências, experiências e novas aprendizagens, no âmbito da unidade curricular de Investigação Educacional.