sexta-feira, 27 de junho de 2008

Focus Group Interviewing

A Fous Group Inerviewin é uma técnica de entrevista, muito utilizada em ciências de investigação educacional e social, que permite a obtenção de uma visão aprofundada relativamente a uma determinada temática. Trata-se, efectivamente, de um processo estruturado para entrevistar um pequeno grupo normalmente constituído por 6 a 12 elementos.
A finalidade desta técnica não é a de reunir o consenso, mas antes de perceber ou extrair quais os pontos de vista dos participantes relativamente a uma determinada questão problemática[1]. A FGI proporciona não só uma oportunidade para empreender o tipo de exploração que é comum efectuar-se numa entrevista individual, como oferece, igualmente, a possibilidade de ouvir, conhecer e perceber o ponto de vista do outro. Normalmente, a interacção grupal é feita em dois sentidos: entre o moderador e os participantes ou entre os próprios elementos do grupo, que poderão interagir entre eles.
As principais etapas que constituem esta técnica são: planeamento, condução e avaliação (follow-up). A fase do planeamento é aquela que permite estabelecer os objectivos e inclui a preparação de questões que irão orientar o desenvolvimento da discussão. A condução baseia-se no respeito pelas técnicas da entrevista. A avaliação refere-se à análise dos dados obtidos, que neste caso se efectuou através da análise de conteúdo.
Amostra
A amostra de participantes numa FGI deverá ser a mais homogénea possível, de forma a permitir uma conversa fluente. Daí que, geralmente, a recolha da amostra não é determinada ao acaso, dependendo do objectivo e tema em consideração
1. Uma das formas de obter a amostra consiste em contactar com as organizações da comunidade e solicitar-lhes auxílio para escolher os participantes.

Sem comentários:

Bem Vindo(a)

Este espaço, aberto a todos os colegas e Professores do Mestrado em Supervisão Pedagógica 2007/2009, da Universidade Aberta, pretende consignar temas e reflexões sobre vivências, experiências e novas aprendizagens, no âmbito da unidade curricular de Investigação Educacional.