sexta-feira, 27 de junho de 2008

Tema-2- 2.ª Fase - O processo de recolha de dados - A Entrevista

Durante o decurso desta actividade, consistente com a 2.ª Fase, relativa ao processo de recolha de dados, previa-se a exploração e o aprofundamento de conhecimentos sobre a "Entrevista". Esta fase privilegiava o uso da referida técnica no processo de investigação, partindo de duas situações de trabalho colaborativo: a primeira a desenvolver em equipa, de 29 de Abril a 5 de Maio e a segunda consistia na discussão dos trabalhos realizados em grupo, com decurso entre os dias 6 e 12 de Maio de 2008.
Relativamente ao trabalho de equipa, considerava-se importante que cada equipa pudesse reflectir sobre a relação entre o uso da entrevista e os objectivos da investigação, analisasse as vantagens e desvantagens da utilização da entrevista enquanto técnica de recolha de dados e reflectisse sobre a construção do guião da entrevista, assim como os procedimentos a adoptar na sua aplicação.

A sequenciação das tarefas a realizar estava assim estruturada:

. Explorar a bibliografia proposta sobre a entrevista em investigação educacional, assim como a sua aplicabilidade em contextos específicos.
. Analisar a dissertação "Processos de Liderança e Desenvolvimento Curricular no 1º ciclo do ensino básico: um Estudo de Caso", da autoria de Eva Filipa Marinho Direito dos Santos e, em particular, a justificação do uso desta técnica e os procedimentos adoptados pela investigadora:
- A autora apresenta claramente os objectivos da investigação que presidiram à escolha da técnica da entrevista?
- Qual é a relevância desta técnica para a presente investigação?
- É apresentado, de um modo claro, o tipo de entrevista aplicado?
- A autora apresenta o guião da entrevista?
- Quais são os elementos básicos deste guião?
- Os informantes-entrevistados são caracterizados?
- São referidos os critérios adoptados na identificação dos informantes-entrevistados?
- O método de análise do material empírico recolhido nas entrevistas é apresentado de um modo claro e fundamentado?
- Elaborar, em grupo, uma matriz exemplificativa do guião de uma entrevista semi-estruturada que possa ser usada como ferramenta auxiliar do investigador.
- Disponibilizar a matriz construída por cada uma das equipas no fórum "Recolha de dados II", em 05 de Maio.
- Discutir as matrizes do gruião elaboradas pelas equipas, em fórum alargado à turma, entre 06 e 12 de Maio.

Sem comentários:

Bem Vindo(a)

Este espaço, aberto a todos os colegas e Professores do Mestrado em Supervisão Pedagógica 2007/2009, da Universidade Aberta, pretende consignar temas e reflexões sobre vivências, experiências e novas aprendizagens, no âmbito da unidade curricular de Investigação Educacional.