quarta-feira, 25 de junho de 2008

Tarefa de Grupo- Construção de um Guião com as Etapas do Processo de Investigação

Orientações para o primeiro Trabalho de Equipa

A realização do primeiro trabalho em equipa decorreu entre os dias 31 de Março e 7 de Abril. Para o efeito foram criados 4 grupos de trabalho. O grupo que integrei, designou-se de grupo verde. Era constituído pelos mestrandos: Teotónio Cavaco, Henriqueta Costa, Odília Leal, Bruno Miranda e Carla Alves. A constituição deste grupo manteve-se ao longo do semestre, operando todos os trabalhos de grupo lançados no âmbito desta Unidade Curricular.

Era decisivo que cada equipa procurasse:

. Caracterizar as diferentes fases da investigação;
. Reflectir sobre a interligação das diferentes etapas do processo de investigação;
. Reflectir sobre as competências exigidas ao investigador nos diferentes momentos da investigação.

As tarefas foram sequenciadas da seguinte forma:

(1) Identificar na bibliografia informação sobre as etapas do processo de investigação.
(2) Analisar a dissertação As TIC no Jardim de Infância: contributos do Blogue para a Emergência da Leitura e da Escrita, de Ádila Ferreira Lopes com o objectivo de identificar as fases do processo de investigação usados:
- A autora apresenta claramente o problema formulado na investigação?
- É apresentada uma revisão bibliográfica?
- Há elementos relativos à planificação da investigação?
- Quais são os elementos referenciados sobre o estudo empírico?
- São identificados os instrumentos de recolha de informação?
- Quais os procedimentos de análise de dados?
- É possível identificar as conclusões da investigação?
-Qual o paradigma em que se insere a investigação?

Depois dessas etapas era suposto que o grupo procedesse à:

(3) Elaboração conjunta de um guião que contemple as etapas do processo de investigação
(4) Disponibilização do guião construído pela equipa no fórum O Processo de Investigação no dia 7 de Abril.

Sem comentários:

Bem Vindo(a)

Este espaço, aberto a todos os colegas e Professores do Mestrado em Supervisão Pedagógica 2007/2009, da Universidade Aberta, pretende consignar temas e reflexões sobre vivências, experiências e novas aprendizagens, no âmbito da unidade curricular de Investigação Educacional.