quinta-feira, 26 de junho de 2008

Tema 2 - O Processo de recolha de dados - Questionário

Lançamento da Actividade 2
A actividade 2 centrava-se sobre a utilização do questionário no processo de investigação. A primeira parte foi realizada em equipa, entre os dias 14 e 20 de Abril.
Nesse trabalho de equipa era importante que cada equipa procurasse:
. Reflectir sobre a relação entre a utilização de um questionário e os objectivos de uma investigação.
. Analisar vantagens e desvantagens da utilização do questionário como técnica de recolha de dados.
. Reflectir sobre os passos determinantes e sobre os cuidados a ter em conta na construção de um questionário com qualidade.
Sequência de tarefas:
(1) Explorar a bibliografia sobre a utilização do questionário em investigação e os cuidados a ter na construção de um questionário.
(2) Analisar a dissertação Setúbal, as TIC e o ensino de Inglês: atitudes dos professores, de Conceição Brito, no que respeita à utilização do questionário por esta investigadora:
. A autora apresenta claramente os objectivos de investigação que presidiram à elaboração do questionário?
. Na dissertação apresentada há indicação dos passos que estiveram subjacentes à construção do questionário?
. A amostra é claramente identificada?
. É indicado o método usado na definição da amostra?
. O questionário usado foi objecto de validação prévia?
. Na explicitação da metodologia usada há indicações sobre o modo de tratamento dos dados obtidos com a aplicação do questionário?
(3) Elaborar em conjunto um esquema gráfico exemplificativo do planeamento de um questionário que possa ser usado como uma ferramenta heurística auxiliar de um investigador.
(4) Disponibilizar o esquema construído no fórum Recolha de dados I, no dia 20 de Abril.

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Bem Vindo(a)

Este espaço, aberto a todos os colegas e Professores do Mestrado em Supervisão Pedagógica 2007/2009, da Universidade Aberta, pretende consignar temas e reflexões sobre vivências, experiências e novas aprendizagens, no âmbito da unidade curricular de Investigação Educacional.