quinta-feira, 26 de junho de 2008

Questionário

Conceito

O questionário é geralmente confundido com as técnicas de entrevista, teste, formulário, inquérito e escala. De uma forma mais técnica, podemos definir o questionário como uma técnica de investigação composta por um número, mais ou menos elevado, de questões apresentadas por escrito a pessoas que têm por objectivo propiciar determinado conhecimento ao pesquisador/investigador.
Este técnica distingue-se da entrevista pois, nesta última, as perguntas e respostas são feitas de forma oral. Diferencia-se do formulário pois, este último, pode-se spresentar como qualquer impresso composto por campos próprios para a anotação de dados, não importando por que são preenchidos os dados. Já o teste, embora possa ser efectuado por intermédio do questionário, tem por objectivo incentivar determinadas reacções através de perguntas. Diferencia-se também dos inquéritos, pois estes tratam de reunir testemunhos de pessoas sobre determinados assuntos.

Vantagens dos questionários

• Possibilita atingir grande número de pessoas de diversas localizações geográficas com baixo custo;
• Garante o anonimato das respostas;
• Permite que as pessoas respondam no momento que lhes pareça mais apropriado;
• Não expõe os investigados à influência do investigador.

Desvantagens dos questionários

• Exclui pessoas analfabetas;
• Impede o auxílio ao investigado quando este não entende determinada pergunta;
• Impede o conhecimento das circunstâncias em que o questionário foi respondido;
• Não oferece garantias de que a maioria das pessoas o devolvam completamente preenchido;
• Envolve geralmente um número pequeno de perguntas;
• Proporciona resultados bastante críticos em relação à objectividade.

Construção de um questionário

A construção do questionário terá grande influência nos resultados a obter, pelo que são importantes alguns cuidados na sua construção, nomeadamente, quanto: à forma das perguntas que podem ser classificadas como abertas (o interrogado responde com palavras suas e, por isso, tornam-se difíceis de categorizar e analisar), fechadas (englobam todas as respostas possíveis, sendo mais fáceis de categorizar) e duplas (com características mistas dos dois tipos anteriores); ao conteúdo das perguntas que podem ser classificadas enquanto perguntas sobre factos (referem-se a dados concretos e fáceis de precisar), perguntas sobre crenças (referem-se às experiências subjectivas das pessoas, ou seja, aquilo que elas acreditam que sejam factos), perguntas sobre sentimentos (referentes às reacções emocionais das pessoas diante de determinados factos, fenómenos, instituições ou outras pessoas), perguntas sobre padrões de acção (referem-se genericamente aos padrões éticos relativos ao que deve ser feito, podendo envolver também padrões práticos de comportamento), perguntas dirigidas a comportamentos presentes ou passados e, por último, perguntas relativas a razões conscientes de crenças, sentimentos, orientações ou comportamentos, para descobrir o porquê consciente de determinado comportamento ou facto.
Relativamente à escolha das perguntas deve obedecer-se a algumas regras:
• Incluir apenas perguntas relacionadas com o problema pesquisado;
• Não incluir perguntas cujas respostas podem ser obtidas por meios mais precisos;
• Considerar as implicações das perguntas sobre os procedimentos de categorização e análise;
• Incluir perguntas que podem ser respondidas sem grandes dificuldades;
• Evitar perguntas que penetrem na intimidade das pessoas.
É necessário um cuidado especial na elaboração das perguntas. A seguir apresentamos algumas dicas sobre os cuidados a ter na formulação das perguntas:
• Formuladas de maneira clara, concreta e precisa;
• Considerar o sistema de referência e de informação do interrogado;
• A pergunta deve possibilitar uma única interpretação;
• A pergunta não deve sugerir respostas;
• As perguntas devem tratar de uma única ideia.

Outro dos cuidados a ter, prende-se com a definição do número adequado de perguntas, tendo em conta a necessidade de considerar o interesse dos respondentes pelo tema pesquisado. Geralmente, alguns estudiosos sugerem como máximo o número de 30 perguntas. Na elaboração da ordem das perguntas, no questionário, deve-se evitar que a ordem das perguntas possa sugerir um contágio de respostas, ou seja, evitar que a resposta da pergunta anterior possa influir na resposta da pergunta posterior. Pese embora esse facto, é importante também evitar a mudança brusca de tema nas perguntas.
Existem mecanismos de defesa social que os indivíduos utilizam com o propósito de se protegerem quando se sentem ameaçados e que podem influir no momento de responder ao questionário. Entre eles encontram-se os seguintes tipos de defesas:
- defesa de fachada - quando o respondente pensa estar a correr o risco de ser julgado, reage oferecendo respostas defensivas, estereotipadas ou socialmente desejáveis, escondendo as suas percepções reais. Para reduzir este efeito, recomenda-se iniciar o questionário com perguntas de baixo risco defensivo;
- defesa contra pergunta personalizada - perguntas que iniciam com "Na sua opinião..." ou "O que você pensa a respeito de ..." ou outras semelhantes podem causar respostas de fuga. Evita-se isto iniciando o questionário com outro tipo de perguntas e utilizando maneiras indirectas para tratar de termos delicados;
- deformação conservadora – utilizam-se respostas conservadoras, resistentes à mudança. Previne-se essa deformidade ou defesa, moderando o tom das perguntas;
- efeito das palavras estereotipadas – que ocorre quando usamos palavras como nazismo, homossexual e outras que provocam reacções diversas nas pessoas. Prefere-se que não sejam utilizadas;
- influência de personalidades de destaque – ocorre quando utilizamos nomes de pessoas de destaque, facto que pode causar anomalias nas respostas como reacção a esses nomes. Previne-se não utilizar referência a pessoas que possam causar antipatia, desprezo ou outra reacção.
Por último, quanto à estrutura do questionário, podemos inferir a seguinte forma: instruções de preenchimento; introdução ao questionário e perguntas.

Obtido e adaptado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Question%C3%A1rio"

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Bem Vindo(a)

Este espaço, aberto a todos os colegas e Professores do Mestrado em Supervisão Pedagógica 2007/2009, da Universidade Aberta, pretende consignar temas e reflexões sobre vivências, experiências e novas aprendizagens, no âmbito da unidade curricular de Investigação Educacional.