quinta-feira, 26 de junho de 2008

Reflexão sobre o Tema 1 - O Processo de Investigação


Neste primeiro tema, abordado no âmbito da Unidade Curricular de Investigação Educacional, do Curso de Mestrado, em Supervisão Pedagógica (2007/2009), pela Universidade Aberta, era proposto que, durante o período compreendido entre 11 de Março e 13 de Abril de 2208, nos focássemos no Processo de Investigação.
Com essa finalidade, orientando-nos através de alguns recursos e bibliografia fornecidos, era-nos proposto analisar os paradigmas de investigação em educação e os métodos de investigação que lhes são adjacentes, bem como as etapas do próprio processo de investigação.
Nessa perspectiva, definiam-se como objectivos de aprendizagem: ser capaz de caracterizar as diferentes fases da investigação; reflectir sobre as competências exigidas ao investigador nos diferentes momentos da investigação e, sobretudo, reflectir sobre a interligação das diferentes etapas do processo de investigação.
Partiu-se para a realização de pesquisas, leituras e consequente estudo, com a sensação óbvia de quase total desconhecimento da temática em causa, reflexo da falta de preparação científica nesta área. Na verdade, a abordagem aos paradigmas da investigação constitui-se como autêntica novidade nos nossos conhecimentos. Relativamente aos modelos de investigação pode-se afirmar que já não constituíam surpresa, tendo em conta a utilização que, embora reduzida, vai sendo constante na prática profissional e na vida. Não era certamente a primeira vez que lia artigos ou livros sobre os métodos quantitativos ou qualitativos, pese embora a “formação humanística” obtida. Quanto às fases e às etapas do processo de investigação, refira-se o imenso gozo proporcionado, quer pelo seu estudo, quer pelo trabalho prático que nos havia sido proposto. Tornou-se, nesta medida, muito estimulante e enriquecedor o trabalho realizado em grupo, como forma de construção do saber. Dos diferentes trabalhos de grupo apresentados ressalta a ideia de alguma conformidade na edificação das etapas de um Projecto de Investigação, mesmo tendo presentes algumas variâncias relativas à forma de apresentação.
Assim, afirma-se a abordagem a esta temática como muito interessante e motivante em termos de aprendizagem, revelando-se as bases científicas e o tipo de competências necessárias à prossecução deste tipo de curso. O aprendido tornar-se-á muito útil futuramente…
No tocante à participação nos fóruns, manifesta-se alguma falta de atenção no que diz respeito à abertura dos fóruns e à participação tardia na maior parte das discussões. Tal facto fica, de certa forma, associado à habituação criada no primeiro semestre, período durante o qual a plataforma nos disponibilizou avisos de abertura na caixa postal. Refira-se também que algum receio presidiu a essa participação mais reduzida em alguns dos fóruns criados, suscitada pela falta de bases científicas sólidas que permitissem esgrimir argumentos que, definitivamente, não estavam ainda consolidados. No entanto, a atitude de runner, algumas vezes assumida, encerra sempre uma aprendizagem significativa. Uma das interacções que mais me absorveu e permitiu desenvolver conhecimento ocorreu no fórum de metodologia da discussão, no esgrimir de argumentos relativamente à possível existência de um “paradigma mix”, assumido essencialmente, e muito bem, pelos colegas Mário e Odília.

Sem comentários:

Bem Vindo(a)

Este espaço, aberto a todos os colegas e Professores do Mestrado em Supervisão Pedagógica 2007/2009, da Universidade Aberta, pretende consignar temas e reflexões sobre vivências, experiências e novas aprendizagens, no âmbito da unidade curricular de Investigação Educacional.