sábado, 28 de junho de 2008

Tema 3 - A Investigação-Acção em Educação - Lançamento do Tema

Nesta temática era proposto o estudo do método da Investigação-Acção de forma livre, importando reflectir sobre a relação entre o método de investigação-acção e a posição pessoal do investigador, sobre as vantagens e desvantagens deste método e sobre os passos determinantes do mesmo.
Foi-nos sugestionada a leitura do artigo de Richard Donato, “Action Research”, disponibilizado na plataforma, bem como a análise da dissertação “Projecto SER MAIS - Educação Para a Sexualidade Online”, de Arménio Martins Fernandes, à luz de algumas questões levantadas.

- O autor justifica claramente a necessidade da investigação?
- O autor explicita os objectivos da sua investigação e as mudanças que pretende atingir?
- Do ponto de vista metodológico apresenta os passos que foram efectuados na intervenção a que se procedeu?
- Explicitou, aquando do planeamento da intervenção, quais os instrumentos que permitiram fazer a avaliação da intervenção?
- É visível no relatório apresentado a existência de reflexão do investigador sobre a intervenção a que procedeu?
- Como são discutidos os resultados da investigação?




Bibliografia:

Cohen, L, Manion, L, Morrison, K (2004), Research Methods in Education, London, RoutledgeFalmer.

Sandin Estaban, M.P. (2003), Investigacion Cualitativa en Educación, Madrid, McGrawHill.

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Bem Vindo(a)

Este espaço, aberto a todos os colegas e Professores do Mestrado em Supervisão Pedagógica 2007/2009, da Universidade Aberta, pretende consignar temas e reflexões sobre vivências, experiências e novas aprendizagens, no âmbito da unidade curricular de Investigação Educacional.