sábado, 28 de junho de 2008

Tema 2 - 2.ª Fase - Reflexão sobre a recolha de dados - Entrevista

A segunda fase ou actividade do Tema 2, relativa à utilização da Entrevista no processo de Investigação, decorreu entre os dias 29 de Abril e 12 de Maio de 2008. Esta actividade consistia na exploração e aprofundamento de conhecimentos sobre a Entrevista no processo de Investigação Educacional. Nessa perspectiva, foram promovidas duas situações de trabalho colaborativo. A primeira, tendo em conta a exploração bibliográfica, a análise em equipa da dissertação de Mestrado - "Processos de Liderança e Desenvolvimento Curricular no 1º ciclo do ensino básico: um Estudo de Caso", da autoria de Eva Filipa Marinho Direito dos Santos e a elaboração conjunta de uma matriz exemplificativa do guião de uma entrevista semi-estruturada que pudesse ser usada como ferramenta auxiliar do investigador (de 29 de Abril a 5 de Maio). A segunda situação de trabalho pressupunha a discussão em fórum, dos trabalhos realizados em grupo (entre 6 e 12 de Maio).
Definiam-se como objectivos desta actividade: reflectir sobre a relação entre o uso da entrevista e os objectivos da investigação; analisar as vantagens e desvantagens da utilização da entrevista enquanto técnica de recolha de dados e reflectir sobre a construção do guião da entrevista, assim como os procedimentos a adoptar na sua aplicação.
Do trabalho desenvolvido durante esta actividade resultou o guião da entrevista semi-estrutrada apresentado pelo grupo verde, já abordado no post anterior. O trabalho de colaboração empreendido pelo grupo decorreu de forma muito positiva, tendo-se alcançado com alguma facilidade os objectivos propostos.
Relativamente à discussão em grande grupo/turma e que culminava com a construção de uma Matriz síntese da turma, tinha-se estabelecido que a coordenação para a construção de um quadro com a apresentação dos elementos da matriz e sua descrição ficaria na mão de quatro elementos representativos de cada um dos grupos. Esta tarefa, dada a singularidade processual adoptada, tal como o cansaço e a pressão de realização de tarefas em outras unidades curriculares, acabou por ocasionar que grande parte dos elementos da turma, nos quais me incluo, se tenha permitido desligar um pouco da construção do quadro referencial da Matriz. Daí resultou a primeira tarefa não cumprida, pela turma, dentro dos prazos estabelecidos. Reconhece-se, nesta situação em particular, o esforço e a dedicação empreendidos pelo Mário Santos na conclusão da tarefa.

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Bem Vindo(a)

Este espaço, aberto a todos os colegas e Professores do Mestrado em Supervisão Pedagógica 2007/2009, da Universidade Aberta, pretende consignar temas e reflexões sobre vivências, experiências e novas aprendizagens, no âmbito da unidade curricular de Investigação Educacional.